sexta-feira, 31 de março de 2006

Reunião de Direcção

A todos os membros da Direcção e também aos elementos do grupo Nascente e aos colaboradores mais velhos (e sábios e responsáveis), informamos que irá haver uma pequena reunião no domingo, após a eucaristia cantada por nós (cujo ensaio vai ser hoje, sexta-feira 31, às 21h30 na Sede nova!) algures entre as 10h10 e as 10h30, para tomar algumas decisões importantes relativamente às obras a efectuar na Sede.
Contamos com a vossa presença!!!

quarta-feira, 29 de março de 2006

Quaresma - Mensagem do Padre João Paulo Vaz

As coisas pequeninas

Quando, antes do início da Quaresma, me detive a pensar no que queria para este tempo de preparação que me é concedido, dei comigo a pensar que o caminho quaresmal me deve levar a ser uma pessoa melhor e que, para isso, eu não preciso de fazer grandes coisas: apenas preciso de mudar e transformar a coisa mais pequenina que encontro de errado em mim. Parece um contra-senso, não é?... Talvez não!
A Quaresma surge, no ritmo da vida da Igreja, como um tempo que somos convidados a uma maior e mais afectiva identificação com Cristo: o Cristo aclamado como rei (o rei do amor e do serviço), o Cristo sofredor, o Cristo da Paixão, o Cristo crucificado e o Cristo ressuscitado que "morte" nenhuma pode vencer. Preparar a Páscoa há-de implicar todo este caminho, de forma que eu leve já em mim, neste tempo e netesta terra, as marcas e as manifestações dessa vida que não acaba nem se esgota.
Para isto só há um caminho: o da santidade, escolhida e realziada em cada dia. É o caminho do meu aperfeiçoamento pessoal, numa escolha clara e inequívoca do bem, numa busca incansável de tudo o que Deus colocou em mim, num reconhecimento absoluto que eu sou o que tenho de bom, numa coerência inabalável com o que conheço de mim e numa esperança permanente de que Deus me quer como Ele. Por isso a ressureição...
E reparemos que Jesus Cristo procurou e viveu tudo isto!...
Assim, se eu pensar que crescer é adquirir e receber, à minha medida, tudo isto, em claros dinamismos de amor onde entram os outros e Deus, então entendo que ser melhor não se trata de fazer e mudar grandes coisas num momento, mas estar atento e transformar as pequeninas pelo reconhecimento, validação e actualização do que tenho de bom.
Além disto, desta forma eu sei que sou capaz. Quem é que não consegue mudar de lugar um punhado de terra?... Mudar uma montanha já não é tão fácil. E o que é uma montanha senão um grande número de punhados de terra?... Pois é! Se eu quiser mudar a montanha de uma vez (ainda mais, sabendo que a minha fé ainda não tem o tamanho da semente de mostarda!...), o mais certo é não ser capaz e desistir dessa tarefa. Vem com isto a desilusão, a frustração e a falta de confiança em mim. Se eu quiser mudar a montanha punhado a punhado, vou demorar, mas sei que lá vou chegar.
A Quaresma há-de ser isto também. E não esqueçamos que o positivo dinamiza-nos mais que o negativo, a bondade mais que o orgulho, o sorriso mais do que a angústia, a vida mais do que a morte, o amor mais que tudo.

Pe. João Paulo Vaz
(in Bota os Olhos Nisto, nº 36, Março de 2006)

IPJ - Programa INOV|PME




Abertas inscrições

Projecto INOV PME promove inserção de bacharéis e licenciados em PME’s



O IFDEP - Instituto para o Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal está a desenvolver o Programa INOV PME, projecto que visa apoiar a inserção em pequenas e médias empresas de licenciados e bacharéis à procura de primeiro emprego ou de novo emprego. Este programa irá ser desenvolvido na zona centro do país e permitirá a integração de 60 jovens em PME’s das áreas da indústria, construção, comércio, turismo e serviços. As áreas de intervenção do Programa INOV PME são a Gestão Comercial e a Gestão da Qualidade.



O INOV PME abrange jovens com idade até 35 anos, habilitados com qualificação de nível superior (bacharelato, licenciatura, mestrado, doutoramento) nas seguintes áreas de formação:

· Artes e Humanidades

· Ciências Sociais, Comércio e Direito

· Ciências, Matemática e Informática

· Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção

· Saúde e Protecção Social

· Serviços



O programa INOV PME é composto de:

· Formação inicial especializada em sala - 2 meses, complementada por seminários de curta duração ao longo do período de estágio, fornecendo aos jovens quadros formação no domínio específico seleccionado.

· Estágio profissional na empresa - 10 meses (9 em contexto de trabalho e 1 de férias) - Esta fase facilita a inserção de jovens na vida activa, complementando a qualificação inicial com uma formação prática a decorrer em contexto laboral, e promove a introdução de resultados concretos nas empresas.

· Tutoria externa - acompanhamento individualizado ao longo do período de estágio e das empresas com o objectivo de facilitar a aprendizagem dos jovens e potenciar os contributos destes para as empresas.



Para além da formação em sala, estágio em empresa e tutoria (acompanhamento ao longo do estágio), os formandos beneficiarão de: Bolsa de formação - no valor de 2 X Remuneração Mínima Mensal (durante 12 meses); Subsídio de Alimentação; Subsídio de Transporte e Seguro de Acidentes



O projecto INOV PME é desenvolvido ao abrigo do programa INOV JOVEM – Jovens Quadros para a Inovação nas PME que se insere no âmbito do Plano Tecnológico e conta com o financiamento do governo e do Fundo Social Europeu.



As primeiras edições do curso de Gestão Comercial e Gestão da Qualidade têm datas de início previstas para 26 de Abril e 5 de Junho, respectivamente. O período de recepção de candidaturas para jovens e empresas já está a decorrer, para obter mais informações contacte o IFDEP através do telef: 239 40 30 30 ou pelo e-mail: inovpme@ifdep.pt ou consulte o site: http://www.inovpme.com.


Coimbra, 22 de Março de 2006

Ensaio de cânticos

Malta nova, na próxima sexta-feira, pelas 22h00, ensaio de cânticos, o primeiro na nossa nova Sede! Em tempo de Quaresma e em que somos convidados a viver com mais entusiasmo cada expressão da nossa Fé, vamos todos aparecer para no domingo mostrarmos como se canta! Ou, pelo menos, tentar! :)

Um abraço em Cristo!

segunda-feira, 20 de março de 2006

IPJ - Concurso "Jovens Cientistas e Investigadores"

A Fundação da Juventude vai atribuir prémios aos Jovens Cientistas Portugueses, no âmbito do CONCURSO “JOVENS CIENTISTAS E INVESTIGADORES”, cujo prazo limite de entrega de trabalhos termina a 28 de Abril de 2006.

De âmbito nacional, o Concurso “Jovens Cientistas e Investigadores” pretende promover o espírito competitivo dos jovens, através da realização e desenvolvimento de projectos/trabalhos científicos, promovendo também os ideais da cooperação e do intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores, e estimulando o aparecimento de jovens talentos.

Podem participar neste Concurso jovens estudantes portugueses, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos de idade, e a frequentar, no máximo, o 1º ano do ensino superior. Os interessados podem concorrer individualmente ou em grupo, no máximo de 3 elementos. Cada trabalho deverá, ainda, ter um professor coordenador do projecto.

Os trabalhos a apresentar devem enquadra-se numa das seguintes áreas de estudo: Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharia, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática, Química, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Serão atribuídos 4 Grandes Prémios no valor de 1.750, 1.500, 1.000 e 750 Euros respectivamente, em material ou equipamento científico, de acordo com os interesses dos jovens. Serão, ainda, atribuídas Menções Honrosas, não pecuniárias, aos trabalhos que manifestamente apresentem índices de inovação e oportunidade relevantes.

A Fundação da Juventude vai, ainda, atribuir um Prémio Especial ao Professor Coordenador do projecto vencedor do primeiro prémio, no valor de 500 Euros, por forma a gratificar o empenho e a dedicação no acompanhamento e orientação do projecto.

Os projectos premiados neste Concurso participarão em Certames Europeus e Mundiais, a decidir pelo Fundação da Juventude de acordo com as áreas de estudo dos trabalhos, a sua qualidade e originalidade, e os requisitos de participação. Neste sentido podemos destacar a Final Europeia do Concurso Europeu Para Jovens Cientistas, organizada pela Comissão Europeia / Direcção Geral de Investigação, e vai ter lugar em Setembro de 2006, em Estocolmo, na Suécia. Para este Certame, a Fundação da Juventude seleccionará o(s) melhor(es) trabalho(s) para representar Portugal, onde os participantes irão apresentar os seus trabalhos numa exposição científica organizada em stands.

Os jovens interessados em participar devem consultar a net em www.fjuventude.pt/jcientistas2006.

sábado, 18 de março de 2006

A nossa nova Sede


Graças ao esforço de muitos de nós, conseguimos mudar de Sede em apenas 1 dia! É claro que falta arrumar muita coisa, mas ainda temos uns meses para pôr tudo no sítio! A todos os que participaram neste momento tão importante da vida do nosso MJCP, o nosso muito obrigado! Esperemos que sintam esta nova casa como vossa, porque de facto o é!
Amanhã apareçam à hora do costume, para continuarmos a dar o nosso toque pessoal nesta mudança! :)

quarta-feira, 15 de março de 2006

Mudança de Sede



Como tem vindo a ser avisado nas últimas semanas, vamos mudar de Sede no próximo fim-de-semana! Portanto, dias 18 e 19 de Março, toda a gente vai ser precisa na mudança! Vai haver vários turnos, a saber: sábado: 9-13h / 14h-18h; domingo: 10-13h / 14h-18h. Cada elemento é convidado (obrigado) a participar em PELO MENOS 2 desses turnos! Em breve a escala com as inscrições para os turnos! Haverá sempre uma carrinha e vários carros de mão disponíveis, e todo o material para a mudança ser um sucesso, por isso precisamos das mãos de todos! Participem em mais este momento da vida no nosso MJCP, estamos certos de que vão gostar da nova Sede e sentirão nela um espaço vosso, como já acontecia com esta!
Escusado será dizer que não haverá reuniões neste domingo e provavelmente no próximo!

terça-feira, 14 de março de 2006

MJCP no PNJ, Coimbra

Algums fotos do PNJ, que teve início no último sábado (bem, também na sexta!), em Coimbra, e que contou com a presença de 9 animados elementos do nosso MJCP! Em breve as fotos num repositório perto de si! :)
Além dos painéis de convidades e dos fóruns, soubemos encontrar momentos para tudo, como convém num verdadeiro "Éme Jota"!

Abraço a todos!














quinta-feira, 9 de março de 2006

Quaresma

Quaresma: Momento de Conversão...

Quarta-feira de Cinzas

A "sugestiva" cerimónia das cinzas eleva as nossas mentes à realidade eterna que não passa jamais...: a Deus; princípio e fim, alfa e ômega de nossa existência.

A conversão não é, com efeito, nada mais que um voltar a Deus, valorizando as realidades terrenas sob a luz indefectível de sua verdade. Uma valorização que implica uma consciência cada vez mais diáfana do facto de que estamos de passagem neste fadigoso itinerário sobre a terra, e que nos impulsiona e estimula a trabalhar até o final, a fim de que o Reino de Deus se instaure dentro de nós e triunfe em justiça.

Sinónimo de "conversão", é também a palavra "penitência"… Penitência como mudança de mentalidade. Penitência como expressão de livre positivo esforço no seguimento de Cristo.

Com a imposição das cinzas, inicia-se uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal - a Paixão -, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.

Este tempo vigoroso do Ano litúrgico caracteriza-se pela mensagem bíblica que pode ser resumida em uma palavra: "Convertei-vos". Este imperativo é proposto à mente dos fiéis mediante o austero rito da imposição das cinzas, o qual, com as palavras "Convertei-vos e crede no Evangelho" e com a expressão "Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás", convida a todos a reflectir sobre o dever da conversão, recordando a inexorável caducidade e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

quarta-feira, 1 de março de 2006

Ensaio de cânticos

Na próxima sexta-feira, dia 3 de Março, às 21h30, na Sede, terá lugar o ensaio de cânticos único para a missa do 1.º domingo da Quaresma, dia 5 de Março. Sejam pontuais e não faltem, para não demorarmos mais tempo do que o necessário e podermos ter uma participação alegre na Eucaristia!

Limpeza da Sede

Pede-se encarecidamente aos orientadores dos grupos Raízes e Labirinto que “orientem” os seus discípulos no sentido de haver uma limpeza de Sede no próximo sábado, às 14h00. A Sede não é limpa em condições há 3 meses, e agora, com a mudança de instalações próxima, temos de começar a limpar e arrumar tudo, de forma a ficar mais fácil a enorme tarefa que se avizinha. Contamos com a colaboração de todos!