domingo, 24 de maio de 2009

Reflexão da semana

Ascensão do Senhor -Mc. 16, 15-20

(40 dias após a sua ressurreição)


A Solenidade da Ascensão de Jesus que hoje celebramos sugere que, no final do caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, a comunhão com Deus.


O véu que envolvia o mistério de Jesus caiu, já não há mais nada a revelar. Tudo está dito e feito.

A Ascensão marca o início de um novo nascimento: O da comunidade Cristã.
Jesus deixou-nos o testemunho e somos nós, os cristãos, que devemos continuar a realizar o projecto libertador de Deus para os homens e para o mundo.


Actos dos Apóstolos, 1
1 -2 Teófilo:No meu primeiro escrito falei-te na vida e nos ensinamentos de Jesus e contei como ele voltou para o céu depois de ter dado aos apóstolos que escolheu instruções pelo Espírito Santo.

3 Durante os quarenta dias que se seguiram à sua crucificação, apareceu diversas vezes, vivo, sem sombra de dúvida, aos apóstolos, a quem provou de muitas maneiras ser realmente ele aquele que viam. E nessas ocasiões falou-lhes no reino de Deus.

4 -5 Num desses encontros, enquanto tomava uma refeição com eles, Jesus disse-lhes que não saíssem de Jerusalém enquanto o Espírito Santo não descesse sobre eles em cumprimento da promessa do Pai, assunto de que já tinha falado. João baptizou-vos com água, lembrou-lhes, mas vocês serão baptizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias.

6 Noutra ocasião em que lhes apareceu, perguntaram-lhe: Senhor, é agora que vais restaurar o reino de Israel?

7 -8 É o Pai quem determina os tempos, respondeu, e não vos compete conhecê-los. Mas quando o Espírito Santo tiver descido sobre vocês, receberão poder para falar de mim ao povo de Jerusalém, e em toda a Judeia e Samaria, até aos extremos da Terra.

9 -11 Pouco depois Jesus subiu ao céu e desapareceu numa nuvem, enquanto o seguiam com os olhos. De súbito apareceram no meio deles dois homens vestidos de branco, que disseram: Homens da Galileia, porque estão aí de olhos postos no firmamento? Jesus foi para o céu e um dia voltará tal como o viram partir!


E esse projecto é:

Sem comentários: